| Capa do Site | Página Inicial | Contato | Anuncie!


A Moqueca

Na culinária brasileira, arte mestiça, parte integrante da cultura original do nosso povo, a moqueca tem um lugar de real destaque.
À peixada trazida pelos portugueses somaram-se os ingredientes habituais da culinária africana, introduzidos pelos negros, aqui chegados na mais triste das condições, a de escravo. Eram eles que, na maioria das vezes, estavam à frente das cozinhas das casas-grandes, adaptando o comer europeu aos ingredientes aqui encontrados, e ao paladar vindo dos navios negreiros. Assim, o azeite de oliva juntou-se ao azeite de dendê; o branco leite de coco trouxe uma nota de doçura no contraste com a pimenta-de-cheiro da terra conquistada. A mandioca do índio veio enriquecer a receita, pois da sua farinha faz-se o pirão que acompanha o prato, complementando-o de maneira perfeita.

A moqueca deixou de ser um prato único, para ser a preparação de uma comida que, cozida em panela de barro, mistura estes temperos portugueses, africanos e indígenas e excita a imaginação de quem cria arte com os sabores. A moqueca é o manjar brasileiro por excelência.

Receita

Ingredientes:

180 g de peixe em posta
2 dentes de alho moídos
2 limões
160 g de cebola
160 g de tomate
4 ramos de coentro
120 ml de leite de coco
120 ml de azeite de dendê
Sal a gosto

Modo de Preparar:

Lave com limão as postas de peixe e tempere com sal, coentro, alho e limão. Corte cebola e o tomate e misture ao peixe. Arrume em um recipiente e adicione leite de coco e o azeite de dendê.

Deixe descansar por alguns minutos e coloque para cozinhar. Sirva acompanhada de arroz, farofa e pirão ou, se preferir, caruru ou vatapá. Rendimento: 6 porções.