Página inicial | 2ª Página | Contato | Como anunciar no Belmontebahia.com

Calendário de Festas de Belmonte:

Janeiro: Ano Novo na praia do mar moreno e pela tarde do dia 1º é realizada uma procissão admirável, no Rio Jequitinhonha, em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes e à Iemanjá, a Rainha do Mar no Candomblé. A festa fluvial é feita através de barcos, canoas, batelões, jangadas, caiaques, pôpôpô's onde todos capricham nos enfeites coloridos e criativos c/ fitas, faixas, balões, bandeirolas, e outros espalhafatos do tipo. Dia 20/01 rola festa de São Sebastião. A devoção do santo mártir na Bahia é forte e tradicional. De origem portuguesa, propagou-se mais no Litoral e Extremo Sul, regiões onde as comemorações se caracterizam pela "Puxada do Mastro" - que consiste na retirada de um tronco da mata para ser conduzido e implantado com a Bandeira de São Sebastião em frente à igreja de São Sebastião. Alvorada de fogos, missa solene, procissão, manifestações folclóricas como "Boi-duro","Os Nêgos", " Os netos de Gandhi", e ainda apresentação das Filarmônicas. É a maior tradição cultural desse mês.

Fevereiro: 02/02 Dia em que grupos de Candomblé se reúnem na praia do mar moreno para oferendar Iemanjá pelo seu dia. São diversos os tipos de presentes jogados no mar, dentre eles os mais comuns são flores, perfume, bebida(Vinho,champangne,licor.) e comida(Acarajé, balas, etc.) Curiosidade: Diz a lenda que quem não oferendar a Rainha do Mar nesse dia, perderá alguma coisa no mar um dia. Nesse mesmo mês rolam varias festas promovidas pelos blocos carnavalescos do tipo: gritos, lavagens e outros. Nessa época a cidade está cheia, pois muitos saem de ferias e passam aqui na terrinha matando a saudade curtindo, fazendo e acontecendo. O Carnaval acontece na data do calendário, e tem como atrativo sua decoração temática alem de seus blocos tradicionais como o Rompe-braza, As Piranhas, Os Mandus, etc.

Maio: 23/05 Aniversário da cidade, comemoração com uma festança animada com trio e tudo que ela tem direito.

Junho: Mês em que são celebrados as festas dos santos: São João e São Pedro. É uma festa tradicional desde quando Belmonte era apenas um lugarejo, por isso mantêm-se ainda hoje as características típicas de uma festa roçaliana como a decoração das barracas, o salão de dança em barracão, as comidas (Canjica, Milho assado, Amendoim cozido, Bolo de milho, Aipim, Inhame, Pamonhas, etc.) a musica no estilo forró e os inevitáveis Licores de todos os sabores possíveis. Essa cultura Junina é realizada na praça São João e começa no dia 12/06.

Julho: Temporada de festa Católica em Belmonte. Em 16/07 comemorasse o dia da padroeira da cidade: Nossa Srª. do Carmo com procissões, missas, noites de homenagens, fogos, apresentações de bandas musicais, das filarmônicas:15 de Novembro e Lyra Popular. Geralmente os festejos começam uma semana antes da data oficial, a cidade enche de devotos de Nossa Senhora, visitantes, foliões, comerciantes, estudantes de férias, camelôs, bugigangueiros, barraqueiros, capeteiros e muitos outros... A ornamentação da igreja N.S. do Carmo é a coisa mais linda. Uma das festas mais bonitas da região.